09 de dezembro de 2019, Bom dia!
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MANUAL DE QUALIDADE


Manual da Qualidade - Revisão 00 – Agosto de 2013

Manual da Qualidade

Revisão 00 – Agosto de 2013

 


Objetivo

Este Manual da Qualidade objetiva definir o Sistema de Gestão da Qualidade estabelecido pelo CIM-NF, descrevendo seu escopo, a Política da Qualidade, a estrutura organizacional, a interação dos seus processos e fazer referência à padronização e documentação de todas as atividades que impactam na qualidade dos seus serviços.

 

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense CIM-NF tem como prioridade o atendimento personalizado de casais com problemas de fertilidade, por serem considerados o centro de nossas atividades, e garantir a qualidade no controle da saúde materna e fetal durante a gravidez, como também garantir a qualidade dos nossos demais serviços.

O nosso trabalho está concentrado na prestação de vários serviços seguindo uma série de diretrizes que nos diferenciam.

Queremos trabalhar criando um ambiente agradável aos nossos colaboradores, com o fim de que este ambiente positivo se traduza na percepção de nossos pacientes.

É por tudo isso que nos empenhamos no estudo e segmento das nossas atividades e serviços, assim como nos nossos pacientes com o fim de determinar e cumprir os requisitos dos mesmos e estabelecer uma estratégia de melhoria contínua.

Um dos mecanismos de melhorias no CIM-NF é o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os requisitos das Norma ABNT NBR ISO 9001:2008.

O modelo de Sistema de Gestão da Qualidade adaptado está baseado nos processos detalhados adiante.

A direção deixa este documento ao dispor tanto dos colaboradores quanto dos pacientes de forma a evidenciar o compromisso com o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, assim como a melhoria contínua da sua eficácia.  

 

Apresentação da Clínica CIM-NF

O CIM-NF nasceu em 2006, em Campos dos Goytacazes, resultado de uma parceria entre o Hospital Escola Álvaro Alvim e a Prefeitura Municipal, sendo o primeiro do serviço no país com o projeto totalmente aprovado pela ANVISA. Desde então tem sido pioneira e protagonista de muitos dos grandes momentos das técnicas de reprodução assistida no país. A equipe médica sente-se orgulhosa de ter ajudado no nascimento de muitas crianças graças a aplicação dos mais modernos métodos de reprodução assistida.

Isto foi possível graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais altamente especializados em Ginecologia, Reprodução Humana, Medicina Fetal, Psicologia e Embriologia. Atualmente o CIM-NF é uma referência obrigatória nacional, graças ao índice de resultados no campo clínico, consequência de seu espírito inovador e da aplicação de novas tecnologias.

A filosofia do CIM-NF baseia-se no atendimento personalizado e soluções concretas para cada caso.

O método de trabalho parte da investigação do casal, passando pela análise, diagnóstico, elaboração de tratamento e aplicação do mesmo até a validação do resultado, unido a um segmento contínuo que permite outras soluções terapêuticas, caso seja necessário, mudar e repetir o tratamento em um mesmo caso. Tudo isso com a mais moderna tecnologia para realizar cada técnica com as maiores garantias de êxitos.

 

 

No CIM-NF realizam-se assistências e tratamentos em diversas áreas como:

- Andrologia

- Genética

- Medicina Fetal (Amniocentese, Cordocentese, Biopsia de Vilosid Crial)

- Psicologia

- Fertilização em ambiente natural (INVOcell)

- Fertilização In Vitro

- Injeção Introcitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

 

Os serviços que o CIM-NF oferece estão constantemente adaptados às necessidades dos pacientes.

Unidades Assistenciais Disponíveis no CIM-NF

Unidade de Medicina Reprodutiva

Principal atividade, voltada para casais com problemas de fertilidade.

Unidade de Cirurgia Ambulatorial

Reúne as intervenções para as quais não é necessário permanecer  no hospital. Estes procedimentos são igualmente seguros e efetivos como a cirurgia convencional, no entanto, reduz ao máximo o transtorno causado, possibilitando à paciente o regresso a casa poucas horas após a intervenção.

Unidade de Psicologia

Oferece um programa de apoio psicológico ao paciente paralelo ao seu tratamento médico, porque foram comprovados os seus benefícios durante o processo de Reprodução Assistida: um estado de ânimo mais positivo pode favorecer a gravidez.

Unidade de Suporte À Unidade Assistencial

Criopreservação de Embriões e Gametas

Os gametas destinados a processos de reprodução assistida e os embriões que resultam destes processos podem ser criopreservados.

 


Missão, Visão e Valores do CIM-NF

Missão: Somos uma equipe de profissionais qualificados que desenvolve um projeto comum: disponibilizar aos casais uma medicina reprodutiva de alto nível fomentando a investigação, a docência e a excelência profissional. Oferecer também às famílias a possibilidade de armazenar gametas e embriões para utilizações futuras.

Visão: Ser uma equipe líder a nível nacional no âmbito de medicina reprodutiva com a maior presença e com os melhores resultados clínicos. Ser uma referência nacional na qualidade assistencial, criopreservação de gametas e embriões, investigação e docência, potencializando as pessoas e o espírito de equipe como pilares de nosso projeto.

Os nossos valores são...

- Ética

- Qualidade

- Tecnologia

- Profissionalismo

-Responsabilidade

... para que todos nos sintamos orgulhosos de ser CIM-NF.

 

Estrutura Organizacional


Sistema de Gestão da Qualidade

A Direção do CIM-NF estabeleceu, documentou, implementou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade, comprometendo-se a melhorar continuamente a sua eficácia tendo como base a norma ABNT NBR ISO 9001:2008.

Escopo

Reprodução Humana Assistida.

Criopreservação de embriões e gametas

Exames de diagnósticos

Exclusões

O Sistema de Gestão da Qualidade da CIM-NF dá cumprimento aos requisitos da Norma ISO 9001 à exceção do requisito 7.3 Projeto e Desenvolvimento, uma vez que as técnicas de Reprodução Medicamente Assistida da CIM-NF são desenvolvidas e/ou validadas por outros grupos investigadores reconhecidos mundialmente.

 

Política da Qualidade

A qualidade de nossos serviços é de vital importância para a continuidade e crescimento de nossa empresa.

A qualidade é responsabilidade de todos. Deve estar presente em todas as nossas atividades e atitudes.

O CIM-NF se concentra em oferecer aos seus pacientes uma ampla diferenciação de serviços da maior qualidade possível, dentro do campo da Reprodução Assistida, pelo que se estabeleceram algumas linhas básicas para sua Política de Qualidade, que todos os colaboradores conhecem e devem respeitar e assumir:

Serviços de Reprodução Humana de alta qualidade;

Aumento dos níveis de satisfação dos nossos pacientes;

Cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentadores;

Melhoria contínua de nossos serviços através de controle de processos;

Garantia de qualidade de nossos insumos e serviços de terceiros;

Treinamento e aperfeiçoamento de nossos colaboradores internos;

Investir em conhecimento e inovação tecnológica e

Apoiar a gestão do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

 

Descrição dos Processos

O CIM-NF apresenta os processos de seu Sistema de Gestão da Qualidade:

Processos Estratégicos:

Geram a forma como se tomam as decisões sobre a planificação e melhorias globais. Analisam as informações geradas pelos demais processos para tomar decisões de melhorias.

-Planejamento e Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade

- Gestão de Recursos Humanos

Processos Chave:

Geram as atividades pertencentes à prestação de serviço ao cliente (interno/externo). São os processos nos quais os colaboradores entram em contato com os pacientes até a finalização do serviço.

-Atendimento ao Paciente

-Consulta

-Exames Complementares de Diagnósticos (ECD)

-Controle de Contratos e Repasses

-Terapias de Apoio ao Tratamento de RHA

-Abordagem Cirúrgica

-Tratamento de RHA

-Criopreservação

Processos de Suporte:

Proporcionam recursos/apoio ao processo chave. Realizam-se ou executam-se quando estes requerem o seu desempenho. São os processo destinados a organização para realizar os serviços de forma mais eficiente.

-Gestão de Instalação e Equipamentos

- Suprimentos

 

  

                     


                                             


                                             


                                             



Procedimentos Documentados

  

MANUAL

  • Atendimento de queixas e reclamações
  • Auditorias S.G.Q.
  • Compras
  • Controle de documentos e registros
  • Controle de equipamentos
  • Controle de nãoconformidades, ações corretivas e ações preventivas
  • Gestão de recursos humanos
  • Qualidade
  • Registro e comunicação de reações adversas
  • Posto de trabalho
  • Processos

POP (Procedimento Operacional Padrão) nas seguintes áreas:

  • Departamento de Atendimento ao Paciente
  • Consulta
  • Terapias de Apoio ao Tratamento de RHA
  • Sala de Procedimentos
  • Sala de Diagnósticos Complementares
  • Esterilização de Materiais
  • Enfermeiras
  • Laboratório de Andrologia
  • Limpeza
  • Criopreservação de Embriões e/ou Gametas