Histórico

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense, tornou-se em 2011, cinco anos após iniciar efetivamente suas atividades em 2006, o primeiro no Estado do Rio de Janeiro a ser Licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA- , por cumprir as exigências preconizadas pela Comunidade Cientifica, incluindo neste contexto uma equipe multidisciplinar – médicos, embriologistas, psicólogos, enfermeiras - e outros, necessários ao desempenho com resolutividade deste segmento de alta complexidade, que é a reprodução humana assistida.

Funcionando nas dependências do Hospital Escola Álvaro Alvim, mantido pela Fundação Benedito Pereira Nunes, em Campos dos Goytacazes, o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense iniciou seus trabalhos a partir de uma parceria com o citado hospital, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes que financiou o projeto e uma parceria cientifica com a Universidade de Valencia-Espanha, referencia mundial em medicina reprodutiva. Essas parcerias que perduram até hoje e vem sendo intensificadas, permitiram que todas as exigências legais do projeto norteado pela ANVISA fossem cumpridas.

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense tem como compromisso primeiro, permitir o acesso de todos aos modernos tratamentos de infertilidade, sob os fundamentos da responsabilidade profissional, sublinhando as palavras Ética e Qualidade. Em franco processo de expansão, quer de área física, quer de qualificação, o Centro de Infertilidade de Medicina Fetal do Norte Fluminense, foi o primeiro autorizado pela ANVISA a utilizar do INVO, que revolucionou na maioria dos casos a reprodução assistida, por se tratar de um método eficiente e de custo compensatório.

Aprimorar a qualidade dos nossos profissionais tem sido outro compromisso incondicional, com todos participando de congressos em suas respectivas áreas, quer no Brasil ou no exterior. Temos um Centro de Estudo que recebeu o nome de Dr. Wilson Paes, saudoso fundador da primeira maternidade de Campos que deu origem a Faculdade de Medicina da cidade, Centro de Estudo esse, onde nossa equipe está em permanente reciclagem.

Partimos da premissa do respeito a todos os direitos humanos, entre eles o direito de conceber e de nascer.

 

Missão

 Somos uma equipe de profissionais qualificados que desenvolve um projeto comum: disponibilizar aos casais uma medicina reprodutiva de alto nível fomentando a investigação, a docência e a excelência profissional. Oferecer também às famílias a possibilidade de armazenar gametas e embriões para utilizações futuras.

 

Certificações

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense está em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - www.anvisa.gov.br, de acordo com a resolução RDC-ANVISA no 23, de 27 de maio de 2011, que regulamenta o funcionamento para os bancos de células e tecidos germinativos (BCTG). O objetivo da norma é garantir a qualidade e a segurança sanitária dos serviços prestados pelos bancos de células e tecidos, protegendo e promovendo a saúde de trabalhadores, doadores e pacientes. A norma garante maior segurança para o indivíduo e diminui o risco de saúde do bebê.


As salas de procedimentos e laboratórios seguem a normatização da ISO 14.644-1 (ISO/DIS 14644-10 - Cleanrooms and associated controlled ...), sendo assim certificadas: Centro Cirúrgico (ISO 6), Laboratório de fertilização in vitro/micromanipulação de gametas (ISO 5).